Clínica de Urologia
Se você pensa que Urologia trata só dos homens está enganado! O médico Urologista também cuida do sistema urinário de mulheres e crianças.
A Urologia é uma área que trata do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres, esse profissional cuida dos rins, bexiga, ureteres e uretra, já nos homens de todo o sistema reprodutor: testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.
A urologia atua na parte clínica prevenindo doenças, fazendo diagnósticos e prescrevendo medicamentos, como também na parte cirúrgica, se for preciso fazendo intervenções cirúrgicas em todos os órgãos urinários e genitais de homens, mulheres e crianças. Economize seu tempo e dinheiro e agende sua consulta com o urologista Dr Francisco Fonseca.
Quais sinais nos indica a necessidade de buscar um urologista?
Grande maioria da população não sabe identificar as situações em que é essencial a procura de um médico urologista. Por estes motivos, lembraremos de alguns sintomas que serviram como sinais de alerta para você visitar o consultório médico, imediatamente.
Dor na região lombar
A dor na região lombar é um sinal de problemas no rim, que pode ser um cálculo, pielonefrite ou tumores.
Dor no abdomen
Sentir dores abdominais não é algo normal e, dependendo da região acometida, pode indicar infecções, cálculos renais, tumores e outros problemas.
Sintomas urinários
Esses sintomas incluem o aumento da frequência urinária, dor ao urinar, gotejamento, incontinência e intermitência urinária, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário e aumento do número de vezes que é preciso ir ao banheiro à noite. Eles são indicativos de infecção, inflamação, tumores e lesões renais.
Dor no pênis
Na grande maioria das vezes, sentir dor no pênis indica uma infecção urinária, mais especificamente na uretra.
Dor nos testículos ou epidídimo
Essas dores ocorrem em casos de inflamações, cistos, tumores, varicocele e outros problemas na bolsa escrotal.
Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos
Esses incluem ejaculação precoce, ausência de orgasmo, impotência, perda de libido, dores durante as relações sexuais, corrimentos, sangue no esperma e verrugas penianas, os quais indicam infecções e problemas no sistema reprodutor.
O que fazer ao sentir alguns dos sintomas
É indispensável procurar por um urologista assim que você perceber qualquer um dos sintomas citados acima, porque, assim, é possível evitar agravos e complicações na sua saúde.
Para os homens com mais de 50 anos, no mínimo uma consulta por ano com o médico urologista é indispensável para realizar uma bateria completa de exames preventivos, especialmente quando se trata do câncer de próstata. Com todos os cuidados e com foco sempre em prevenção, a sua saúde ficará em dia!
Alguns procedimentos da Urologia
Vasectomia
É o procedimento de esterilização masculina. Pode ser feito em homens com família já constituída, obviamente com consentimento da parceira.
O procedimento é muito tranquilo, feito sob anestesia local na grande maioria das vezes e dura aproximadamente 30 minutos.
No procedimento, após a anestesia local, os canais que conduzem os espermatozoides (canais deferentes) são identificados de cada lado, seccionados e ligados com fio cirúrgico, conforme o desenho abaixo.
Procedimento cujo mecanismo de ação baseia-se na geração de ondas eletroidráulicas que são focalizadas e direcionadas, penetrando através da pele e tecidos atingindo o cálculo e fragmentando-o.
A grande vantagem é ser um método não cirúrgico, rápido e relativamente pouco agressivo. No entanto, deve ser bem indicado, uma vez que não é isento de complicações e em algumas situações pode não ser bem sucedido.
As ondas eletroidráulicas podem conseguir fragmentar o cálculo e estes fragmentos precisam ser expelidos pelo organismo.
É realizada por via retal, sob sedação anestésica, com a ajuda de um aparelho de ultrassom. São colhidos aproximadamente doze fragmentos distribuídos por toda a glândula.
Cistoscopia
Ureterolitotripsia
Nefrolitotripsia percutânea
Ressecção endoscópica da próstata
Prostatectomia radical (tratamento do câncer de próstata)
Cirurgias laparoscópicas
Correção de incontinência urinária na mulher
Litotripsia extracorpórea
A grande vantagem é ser um método não cirúrgico, rápido e relativamente pouco agressivo. No entanto, deve ser bem indicado, uma vez que não é isento de complicações e em algumas situações pode não ser bem sucedido.
As ondas eletroidráulicas podem conseguir fragmentar o cálculo e estes fragmentos precisam ser expelidos pelo organismo.
Biópsia da próstata
A biópsia da próstata é um procedimento delicado no qual alguns fragmentos da próstata são removidos e enviados para avaliação microscópica. As indicações para sua realização são específicas, mas de maneira geral, deve ser sempre realizada quando existe uma suspeita de câncer de próstata, mais comumente por alteração do exame de PSA ou do toque retal.É realizada por via retal, sob sedação anestésica, com a ajuda de um aparelho de ultrassom. São colhidos aproximadamente doze fragmentos distribuídos por toda a glândula.
Além destes tratamentos também existem os tratamentos:
Postectomia (fimose) e plástia de freio prepucialCistoscopia
Ureterolitotripsia
Nefrolitotripsia percutânea
Ressecção endoscópica da próstata
Prostatectomia radical (tratamento do câncer de próstata)
Cirurgias laparoscópicas
Correção de incontinência urinária na mulher
Comentários
Postar um comentário